Como Controlar o Seu Tempo Para Não Se Perder na Prova da Anac

Tempo é dinheiro, certo? Errado! Para você que vai fazer banca da ANAC tempo é um recurso a ser gerenciado. E isso começa com uma conta básica que você deve fazer: dividir o tempo total disponível pelo número de questões a serem respondidas. Isso vai dar uma ideia do tempo médio a ser gasto por questão, mas que não necessariamente deve ser seguido à risca: é preciso computar também eventuais imprevistos como uma ida inadiável ao banheiro, uma pausa para tomar água, ou algum problema durante a execução da prova.

Conforme mostram as dicas abaixo, não é difícil aprender a controlar o tempo durante a prova e evitar que questões fiquem em branco ou sejam feitas na correria:

  1. Nos seus estudos faça simulados levando em conta o mesmo tempo que você terá na prova. Use como base o tempo médio a ser gasto por questão e depois compare essa estimativa com o tempo que você realmente gastou. À medida que você se aprimora nessa marcação, será fácil perceber se o seu ritmo de resolução de questões está ou não respeitando o tempo limite de prova.
  2. Não perca tempo com questões que você não sabe a resposta imediata. As provas geralmente são compostas por questões de dificuldades variáveis. Algumas vezes, questões difíceis são colocadas propositadamente no início da prova para desconcentrar e desestabilizar o aluno. Não caia nesse truque! Não se perca em questões difíceis ou trabalhosas; gaste bem o seu tempo primeiro nas questões de resolução fácil e que geralmente garantem a tranquilidade necessária para encarar as mais complexas. Algo que ajuda muito é o seu auto-conhecimento em relação aos assuntos que você domina e os que você não domina; se você conseguir se dedicar a minimizar os seus pontos fracos, melhor ainda.
  3. Reserve alguns instantes para rever todas as suas respostas antes de finalizar a prova. Essa prática é fundamental para não deixar nenhuma questão em branco ou respondida sem devida atenção, situações que geralmente causam grande arrependimento depois.

Nota do Editor

Nossos simulados possuem gráficos que lhe ajudam a gerenciar o tempo de modo que você possa lhe ajuda a aprender sobre como controlar o seu tempo. Confira abaixo como funciona: 

Esse post foi editado em 15/08/2020 16:15

Rogerio Almeida

Servidor público federal concursado na área de TI, tendo passado na banca da ANAC para PP em 2008; por motivos pessoais não pôde concluir o PP prático e atualmente se dedica à aviação virtual na rede IVAO.

Posts relacionados

05 May

Dicas para o dia da prova

Por Rogerio Almeida

Ok. Você se dedicou aos estudos, abriu mão de horas de lazer com os amigos e namorada(o), ficou...

21 Apr

Memorização

Por Rogerio Almeida

A memória do ser humano é recurso fundamental no processo de aprendizagem. Graças a ela...


Comentários