Dicas para o dia da prova

Ok. Você se dedicou aos estudos, abriu mão de horas de lazer com os amigos e namorada(o), ficou ausente do convívio com a família, fez zilhões de simulados e no dia da prova tudo deu errado. Bom, para evitar que isso aconteça seguem algumas dicas importantes que não custa nada a gente seguir:

  1. Saiba onde vai ser a prova. O ideal é que você visite o local alguns dias antes para ter a segurança necessária no dia da prova de que nem vai se perder para chegar lá, e nem vai errar sua previsão de tempo de deslocamento, situações que podem causar certa tensão antes da prova e comprometer a sua concentração e tranquilidade na hora de mostrar o seu conhecimento para a ANAC; se não for possível visitar o local, use os mapas do Google e o recurso "street view" para conhecer, aos menos virtualmente, onde você fará a banca.
  2. Chegue com antecedência, e evite ser vítima de imprevistos que podem causar atrasos. Ter tempo sobrando antes de fazer uma prova importante garante a tranquilidade necessária para recuperarmos em nosso cérebro o conteúdo estudado e solidificado ao longo de meses de estudo.
  3. Procure não se envolver em problemas de relacionamento pessoal às vésperas da prova. Brigar com alguém antes de um evento importante que exige concentração e tranquilidade é um convite ao insucesso.
  4. Separe com antecedência o que vai precisar na hora da prova (documentos, lápis, borracha, caneta, um pequeno lanche, a roupa que pretende vestir, dinheiro para condução, etc).
  5. Você ficou muitos meses estudando e preparando sua mente para a hora da prova. Mas é preciso cuidar do corpo também, principalmente nos dias que antecedem o evento. Durma bem, não abuse da alimentação e coma coisas leves no dia, evitando alimentar-se em locais desconhecidos ou experimentar novos sabores.
  6. Diminua o ritmo dos estudos alguns dias antes da prova. Se você não conseguiu ver toda a matéria e varar noites estudando de véspera provavelmente terá estafa e seu rendimento será sofrível. O ideal é aumentar os períodos de relaxamento e fazer alguma atividade prazerosa antes da prova. Isso descansa o cérebro, preparando-o para ser utilizado quando você precisar dele para recuperar tudo o que foi estudado.
  7. Controle o tempo durante a prova, afinal você não vai ter o dia inteiro para acabá-la. Um artigo específico a respeito deste tema será publicado oportunamente.
  8. Antes de enviar as respostas e finalizar a prova, releia o que você escolheu. Se você gerenciou bem seu tempo, isso poderá ser feito sem correria, garantindo a qualidade da sua revisão e a certeza não ter marcado nenhuma alternativa errada e perder pontos por desatenção.
  9. Mantenha a calma ao fazer a prova e confie que seus estudos lhe deram as condições para passar. Leia atentamente as questões, sem afobação, e evite ser vítima de pegadinhas. Se for o caso, tente imaginar-se na situação proposta para captar o que realmente está sendo requisitado.

Esse post foi editado em 15/08/2020 16:03

Rogerio Almeida

Servidor público federal concursado na área de TI, tendo passado na banca da ANAC para PP em 2008; por motivos pessoais não pôde concluir o PP prático e atualmente se dedica à aviação virtual na rede IVAO.

Posts relacionados

12 May

Como Controlar o Seu Tempo Para Não S...

Por Rogerio Almeida

Tempo é dinheiro, certo? Errado! Para você que vai fazer banca da ANAC tempo é um recurso a ser...

21 Apr

Memorização

Por Rogerio Almeida

A memória do ser humano é recurso fundamental no processo de aprendizagem. Graças a ela...


Comentários