Aviação em Foco: O Sonho, a Realidade e o Pesadelo - Sobre o Evento e Fotos

Foi realizado neste sábado (11), no JetLag Pub em São Paulo/SP, o evento “Aviação em Foco: O Sonho, a Realidade e o Pesadelo.

Promovido pelo grupo Aviação em Foco, com apoio do site Tripulantes, do JetLag Pub e Leandro Arruda da Contemporaneos Fotos, o evento reuniu estudantes da aviação, profissionais do setor e entusiastas do meio aéreo, e contou com palestras e debates sobre a situação passada, atual e futura da aviação civil no país.

O encontro foi um sucesso, e contou com um número de participantes maior que o número de inscrições, que já haviam se esgotado.

O objetivo principal do Aviação em Foco foi levar aos tripulantes em exercício e aos futuros aeronautas a capacitação necessária para a profissionalização cada vez mais cobrada pelo mercado, através de exemplos práticos sobre cada tema envolvido, abordando assuntos complexos e maçantes de um modo mais leve e agradável.

Os organizadores do evento, Bruno Puccinelli e Rodolfo Ribeiro, abriram o evento discorrendo sobre a importância de um efetivo preparo e intensivos estudos antes da carreira e durante o exercício da profissão de aeronauta. Também, traçaram um panorama econômico e realizaram comparações entre a aviação brasileira de décadas atrás e a atual, pontuando as principais mudanças e os respectivos motivos e impactos.

Na sequência, a Comissária de Voo Arlete de Lucca (ex Transbrasil) remeteu os presentes à Era de Ouro da aviação no Brasil, emocionando a todos com suas histórias, fotos e relatos de um passado não tão distante, onde os passageiros vestiam suas melhores roupas para fazer jus às impecáveis tripulações e ao glamour de um excelente serviço de bordo.

Após, o Dr. Carlos Barbosa discorreu sobre legislação e aspectos trabalhistas dos aeronautas, traçando um paralelo entre o início da normatização do setor, a atual regulamentação e as propostas de alteração da Lei do Aeronauta e CBA.

O grande momento da noite ficou a cargo de Rita Gasparin, sobrevivente do emblemático Voo Varig 254, comandado pelo Cmte. Garcês, que vitimou 12 pessoas. Rita relatou todos os momentos prévios e posteriores ao acidente, demonstrando a angústia dos sobreviventes e o alívio ao serem resgatados. Também, diante da trágica experiência, propôs aos presentes que sempre façam tudo com amor, e que se preocupem cada vez mais em elevar os níveis de segurança de voo através de estudos e treinamentos.

O Site Tripulantes se orgulha em ter contribuído para um evento tão importante – e que representou um verdadeiro divisor de águas nos eventos de palestras, workshops e simpósios de aviação realizados até o momento no país –, e reforça o compromisso com a busca pelo conhecimento aeronáutico, agradecendo o empenho de todos os envolvidos, que influenciaram direta e indiretamente no resultado extremamente positivo desse encontro.

Esse post foi editado em 20/11/2019 02:15

Diego Andrade de Mendonça

Posts relacionados

31 May

Resultado do Sorteio da Maquete da Gol

Por Diego Andrade de Mendonça

Confira o sorteio da maquete do Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas, o sorteio ocorreu no Bar...

17 May

Convertiplanos – Conheça o Novo Bell ...

Por Diego Andrade de Mendonça

Recentemente vimos notícias sobre o novo Bell V-280 Valor, que tem seu voo programado para o...


Comentários