AVIANCA - Liberado Pouso CAT-III em Guarulhos

Avianca Brasil recebe certificação CAT III, sendo a primeira do país a operar voos domésticos com condições restritas de visibilidade em Guarulhos


Com essa autorização, companhia reduzirá o número de voos alternados ou cancelados em função do mau tempo
São Paulo, 24 de maio de 2016 – A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, foi certificada e recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar no Aeroporto Internacional de São Paulo – Governador André Franco Montoro sob a Categoria III (A) do sistema de aproximação por instrumentos, que prevê pousos em condições visuais mais restritas, de até 200 metros. Com essa liberação, a companhia tornase a primeira e única do país a poder operar voos domésticos em Guarulhos, mesmo em momentos de nevoeiro.
“Essa certificação reduzirá a necessidade de alternarmos ou cancelarmos voos em função do mau tempo. Ou seja, teremos condições de manter a programação original, minimizando o desconforto que aquele tipo de situação costuma causar. O reflexo será positivo na experiência de viagem dos nossos clientes e nos índices de eficiência, regularidade e pontualidade da companhia, que já são excelentes”, destaca Norberto Raniero, diretor de Operações de Voo da Avianca Brasil.
O processo de certificação da Avianca Brasil levou quatro anos, iniciado em setembro de 2012, mesmo antes de o Brasil possuir um aeroporto homologado para funcionar com essa categoria de aproximação. A empresa cumpriu com todos os preceitos regulatórios. Na etapa final, realizou 100 aterrissagens simuladas no aeroporto de Guarulhos, ILS CAT III, que permitiram a conclusão do processo junto à Anac, formalizada em ofício n° 259/2016/GCTA/121/SP/SPO, de 20 de maio de 2016.
As tripulações da companhia estão treinadas e aptas a realizar essas aproximações em Guarulhos, no mais alto patamar de segurança operacional. À medida que outros aeroportos nacionais obtiverem a certificação, a Avianca Brasil acompanhará esta evolução. 

Veja um vídeo de um pouso CAT-III B de um A320

Esse post foi editado em 20/11/2019 01:42

Marcelo Malucho

Piloto Executivo, Coach Comportamental, Open Ways Atividades Vivenciais.

Posts relacionados

21 Jun

Ryanair Vai a Argentina e Evita o Bra...

Por Marcelo Malucho

A companhia aérea de baixo custo Ryanair sediada em Dublin, na Irlanda através do seu braço na...

17 Jun

Encontradas Caixas Pretas do Avião da...

Por Marcelo Malucho

Autoridades egipcias noticiaram que o CVR (Cockpit Voice Recorder) e o FDR (Flight Data Recorder)...


Comentários